24/09/2010

DR Sem Brigas (Difiiicil)







1. Como começar uma DR
Evite o clássico ''precisamos conversar''. Só de ouvi-lo os homens já se preparam para o pior e ficam na defensiva. O melhor é que a conversa role num momento de descontração e que a introdução seja suave. Se possível, bem-humorada.

2. Aceite as diferenças entre homens e mulheres
A estratégia para resolver o impasse pode estar exatamente aí: na hora da DR, ter em mente que o sexo masculino pensa e age de forma diferente do feminino. Aceitar que as diferenças são apenas diferenças - sem cair na tentação de defender que o jeito feminino é melhor do que o masculino - já é um primeiro passo para aprimorar a comunicação.

3. Vá direto ao ponto
Que tal, por exemplo, ser objetiva ao descrever o problema que lhe tira o sono em vez de contar uma história sem fim? Essa e outras táticas podem até fazer com que o sujeito fique viciado numa discussãozinha. Vai saber...

4. Aponte o dedo para você e não para ele
Fale sempre sobre o que você está sentindo em vez de culpá-lo pelo seu incômodo. Prefira a frase ''fiquei triste com isso'' do que ''você me deixou chateada''. O sentido das duas é o mesmo, mas a escolha do sujeito do texto muda tudo. E evite outras falas que possam soar como acusação, como ''você é assim'' ou ''você sempre faz isso''.

5. A hora errada Há quem ache que ligar enlouquecida para o namorado porque ele não compareceu a um encontro é discutir a relação. Isso tem outro nome: chamar para a briga. Conversar não é só falar, mas ouvir. Parece óbvio agora, mas na hora da raiva não é. Evite competir para ver quem tem razão. Para isso, não debata um problema enquanto um dos dois estiver de cabeça quente. 

0 comentários:

Postar um comentário

Nosso Arquivo'